Renascer para aprender

Projeto: Renascer para aprender
**Justificativa do tema: segundo o dicionário Michaelis, renascer significa adquirir nova vida, vigor ou atividade, renovar-se, recomeçar, e como o nosso projeto fala de um novo olhar para as necessidades que estão se apresentando em sala de aula, nada mais Justo do que reter alguns preconceitos existentes, e recomeçar.
Público alvo: Escola X Comunidade Escolar
Tempo previsto: 1º e 2º semestre de 2012

Justificativa: 
Segundo Claudia Werneck, “A escola é o começo de tudo. Se ela não alterar seus princípios, adeus sociedade inclusiva!”
     Podemos afirmar que em âmbito escolar ouve-se muito falar de inclusão, mas a falta e o despreparo escolar para receber indivíduos com necessidades especiais são muito grandes, e o máximo que se tem conseguido chegar é a integração escolar, ou seja, um passo oposto à inclusão, como sabemos a interação é onde os indivíduos portadores de necessidades especiais precisam se adaptar a sociedade e a inclusão é o inverso a sociedade precisa e deve se adaptar as necessidades de cada indivíduo.
     A educação inclusiva visa o acesso e a permanência do indivíduo com necessidades na rede regular de ensino, a inclusão necessita de mudança, pessoas com vontade de experimentar o novo e juntos fazerem trocas construtivas e prazerosas tanto para o educador quanto para o educando.
     Cabe a nós, equipe escolar darmos o primeiro passo, e interagir nossos alunos de maneira que todos saibam que a diferença existe, mas é possível conviver com elas sem fazer exceções e nem exclusões, mantendo relações harmoniosas e efetivas.

Objetivo Geral:
    Interagir professores, alunos e indivíduos portadores de necessidades especiais, proporcionando momentos de aprendizagem, interação e conscientização.

Objetivos Específicos:
    Despertar a curiosidade e o interesse pela inclusão;
     Aprender a se expressar e relacionar-se com as deficiências apresentadas em ambiente escolar.
     Trabalhar em cima das diferentes necessidades inclusivas;
    Garantir em âmbito escolar um ambiente democrático, onde todos têm o direito de ensinar e aprender;

Resultado esperado:
    Que os alunos e professores se expressem e relacionam-se de maneira efetiva com todas as inclusões em âmbito escolar; e compreendam que é possível viver com as diferenças sem preconceitos, tendo em mente que todos são capazes e dignos de reconhecimento.

Metodologia:
As atividades e encontros acontecerão nos espaços da escola (quadra, pátio, sala de leitura, sala de aula...) durante o ano letivo de 2012.
Nesses encontros os alunos desenvolverão diversas atividades entre elas:
     Aulas de libras;
   Dinâmicas grupais;
  Vídeos;
  Brincadeiras interativas;
 Jogos cooperativos;
**todas as atividades propostas serão acompanhada por profissionais que poderão auxiliar professores e alunos**

Pareceria:
  Profissionais especializados em Libras/Música;

Produto final:
ü      Teatro Musical em libras.