quarta-feira, 27 de junho de 2012

Sistema Monetário - 5ºano B - Profª Claudia

     Esta semana trabalhamos com o sistema monetário, o objetivo desta atividade era  compreender a importância de conhecer o valor do dinheiro e trabalhar em cima de situações problema.
       As crianças se reuniram em grupo e fizeram parte de empresas onde cada uma teria a função de auxiliar uma instituição de caridade mediante a valor estipulado.
    Após discussões as crianças desenvolveram situações problema e argumentaram como procederam durante esta atividade.

Segue abaixo os problemas desenvolvidos por cada grupo (Empresa).

1-      A empresa Sempre Ajudando tinha R$ 300,00 para favorecer uma associação de idosos.  Foram até o mercado e compraram um aparelho de telefone por R$ 75.00, um cofrinho de R$ 15,00 e uma agenda de R$ 3,00. Qual o valor da compra? Quantos a empresa recebeu de troco?

2-      Andando pela rua, voluntários de uma empresa chamada Ativa, avistaram um grupo de crianças carentes. Reuniram-se e decidiram ajudar aquelas crianças, com comidas, brinquedos e objetos. A empresa tinha em mãos R$ 500.00.  Veja abaixo a lista de produtos que a empresa comprou:

Refrigerante – R$ 1.00.
Salgadinho – R$ 1.40,00.
Balão – R$ 1,00.
Potinho de Libras – R$2.00.
Morango – R$ 5.00.
Bolinha – R$2.00.
Amendoim – R$ 2.00.
·         Qual o valor recebido de troco pelos integrantes do grupo?

3-     Eu tinha R$ 2.500,00 comprei um Elemento que custou R$ 120.00, uma boneca que custou R$ 5.00, dois gibis no valor de R$ 2.00 cada um, um celular de R$ 100.00, uma câmera por R$ 50.00 e dei R$ 1.00 de caixinha para o vendedor. Quantos reais eu gastei? E quanto sobrou?

4-     A Empresa Posto.com tinha em mãos R$ 100,00 e foram doados R$ 82.00 para o instituto de crianças com câncer. Qual o valor que a empresa possui no caixa hoje?

5-      A empresa Licar tinha uma ajuda de custo para doar aos moradores de rua no valor de R$ 200.00. Foram comprados com este valor alguns itens, sendo eles: salgadinhos Yokitos por R$ 3.00, Fandangos R$ 2.00, Fofura por R$ 2.00, um kit de alimentos por R$ 10.00, um bolo de chocolate por R$ 20.00 e um pacote de macarrão por R$ 3,00. Qual o valor que a empresa gastou com esses itens? Recebeu troco? Quantos?
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 FOTOS DA ATIVIDADE:






5ºano B - Profª Cláudia

quarta-feira, 20 de junho de 2012

DESAFIOS MATEMÁTICOS - PROFª CLÁUDIA - 5º ANO B

     Durante este semestre trabalhamos em sala de aula com desafios matemáticos, a intenção era desenvolver a percepção e o raciocínio logico das crianças, e automaticamente despertando o senso critico e argumentativo de cada um, tornando-os capazes de interpretar, responder, explicar e encontrar meios para desenvolver a incógnita de cada desafio proposto.
     Um ponto muito positivo no decorrer de diversas atividades semelhantes, é que os alunos criam hipóteses de resolução e argumentam entre si com afirmações bastante pertinentes.

Segue alguns desafios desvendados pela sala.

                                                          Desafio da Centopeia.

A centopeia Eva tem 100 patas.
Ontem, ela comprou 16 pares de sapatos novos e calçou-os.


  Apesar disso, ela ainda tem 14 patas sem sapatos.
  Em quantas patas é que ela tinha sapatos antes de comprar os sapatos novos?

Desafio: Boneco de neve.

A Susana, a Patrícia, a Isabel e a Francisca fizeram bonecos de neve.
Sabendo que:
• o boneco da Francisca é menor que o da Susana;
• o boneco da Susana é maior do que o da Isabel;
• o boneco da Patrícia é menor que o da Francisca;
• o boneco da Patrícia não é o menor de todos;
Ordena os bonecos de neve por ordem crescente.

                                                            Desafio do camponês:
O camponês deseja atravessar o rio, 
mas ele tem que ser cuidadoso para que o lobo não
coma a ovelha e para que a ovelha não coma a couve.


                                                           Desafio do Barco.
Um senhor de 80kg e suas 2 filhas cada uma com 40kg precisam atravessar uma ilha com um barco. Só que há um problema, o barco só suporta 80kg. Como farão para atravessar? 


                                                            1-Testes de percepção

*      Um avião lotado de passageiros parte do Rio de Janeiro em direção a Buenos Aires. Por uma fatalidade cai na fronteira Brasil-Argentina. Onde serão enterrados os sobreviventes?
                               


                                                                 2- Teste de percepção




  
01-   Em Minas Gerais existe 7 de setembro?

02-   Alguns meses têm 30 dias, outros 31. Quantos meses têm 28 dias?


03-   Se você tivesse apenas um fósforo na caixa e entrasse em um quarto escuro e muito frio, onde houvesse uma lamparina á querosene, um aquecedor á gás e lenha seca o que você acenderia primeiro?


04-   Se você estivesse dirigindo um ônibus e saísse de São Paulo com 18 passageiros, parasse em Volta Redonda para descerem 10 passageiros e subirem 12 e chegasse em Juiz de Fora as 20:00hs, qual o nome do motorista que estava dirigindo o ônibus.


05-   O pai de Angélica só tinha 05 filhas. A Primeira XAXA, a segunda XEXA, a terceira XIXA e a quarta XOXA. Qual o nome da quinta filha?


                    
Teste dos três minutos

1. Leia tos os itens antes de fazer qualquer coisa.
2. Escreva seu nome no canto superior direito da folha.
3. Faça um círculo em volta da palavra nome do item 2.
4. Desenhe cinco pequenos quadrados no canto superior esquerdo da folha.
5. Coloque um X dentro de cada quadrado que acabou de desenhar.
6. Com sua caneta de três batidas na carteira.
7. Faça um círculo em volta de cada quadrado.
8. Logo em seguida no título, escreva sim, sim, sim.
9. Se você chegou até aqui diga em voz alta Seu Nome.
10. Faça um círculo em volta do item 7.
11. Coloque um X no canto inferior esquerdo da folha.
12. Desenhe um triangulo em volta do X que você acabou de desenhar.
13. Se você chegou até aqui diga em voz alta: Estou ganhando.
14. No verso da folha multiplique 13 por 11.
15. Desenhe um circulo em volta da palavra triangulo do item 12.
16. Se você chegou até aqui diga: Eu tenho o poder.
17. No verso da folha some: 107 com 215.
18. Sublinhe a Palavra poder no item 16.
19. Escreva a palavra ESTUDANTE sobre o título.
20. Agora que você terminou de ler todos os itens cuidadosamente, faça somente o que está pedindo no item 2 e aguarde em silencio o aviso de parada da professora.

                                                                  
                                                Desafio: Qual o nome das filhas do rei?

Pobre rei da Babilonia! Imagine que malvadas bruxas sequestraram suas cinco filhas e, quando conseguiu liberta-las, não sabia mais quem era quem! Siga as pistas e descubra quais são as princesas e qual a cor do vestido que cada uma está usando. O pobre rei ficará agradecido!

o   Os nomes da sprincesas sõa Camélia, Rosa, Margarida, Dália e Violeta.
o   As cores dos seus vestidos são: amarelo, vermelho, azul, verde e laranja.
o   A princesa Violeta está entre a princesa Rosa e a princesa de brinco.
o   A princesa de tranças está ao lado da princesa de azul, que não é princesa Rosa.
o   A princesa Dállia, de verde está ao lado da princesa Camélia.
o   A cor do vestido da princesa Margarida não comeeça com V nem com A.
                              *Quem usa fita no cabela não veste amarelo.    
                                            








                                 PARABENS A TODOS OS ALUNOS, DO 5º ANO B







































terça-feira, 5 de junho de 2012

coleta seletiva / destino do lixo - 5 ano B - Profª Claudia

A coleta seletiva é de grande importância para a sociedade pois alem de gerar lucros para o país, é fundamental para a preservação do meio ambiente, ou seja, diminuindo a poluição e resultando em ótima qualidade de vida.

A nossa turma desenvolveu lindas maquetes, veja o resultado...








direitos de imagem da EMEF Maria Alice

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     PARABENS A TODOS PELA DEDICAÇÃO E CARINHO PELO QUAL VOCÊS TIVERAM COM ESSE TRABALHO....